Quem somos

O LABORATÓRIO ATRAVÉS DOS ANOS E A NOSSA HISTÓRIA

O Laboratório de Histocompatibilidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HLA-UERJ) começou suas atividades no final de 1994 e, inicialmente, ocupava algumas salas do Departamento de Histologia e Embriologia do Instituto de Biologia da UERJ (IBRAG-UERJ).

Após o credenciamento pela Associação Brasileira de Histocompatibilidade (ABH) em 1996, passamos a ser responsáveis pelos exames de imunogenética relacionados aos transplantes renais efetuados no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE-UERJ), além de atuarmos como colaboradores no cadastramento de doadores voluntários do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

Em 2003, em função da incorporação de equipamentos e realização de novos testes, como os exames de genotipagem do vírus da Hepatite C, nosso laboratório foi transferido para a Policlínica Piquet Carneiro e, a partir de 2007, passou a se chamar laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação estendendo suas atividades para o uso de células e tecidos preservados.

Atualmente, o laboratório ocupa, juntamente com o Laboratório de Diagnóstico por DNA (LDD-UERJ) e o Laboratório de Reparo Tecidual (LRT-UERJ), o Pavilhão José Roberto Feresin Moraes, localizado na Policlínica Piquet Carneiro, e nossa equipe conta com cerca de 25 colaboradores, entre servidores, prestadores de serviço, pesquisadores e alunos de pós-graduação. Em uma área de 1500 m2, nossas atividades estão distribuídas entre a realização de exames laboratoriais na área de compatibilidade para transplante, hepatites virais e criopreservação de células-tronco hematopoéticas; a participação em campanhas para cadastramento de doadores voluntários de medula óssea e a oferta de cursos de formação e aperfeiçoamento, além da participação em importantes projetos de pesquisa nestas áreas.

Todas estas atividades são viabilizadas através de convênios com o SUS que garantem a oferta de serviços a médicos e pacientes, e importantes parcerias com instituições como o INCA, o Hemorio, o Programa Estadual de Transplante (PET-RJ) e o Sistema Nacional de Transplantes (SNT-MS); contando, ainda, com o apoio de agências como a FAPERJ e o CNPq.

Deste modo, ao longo dos 20 anos de nossa história, definimos nossa atuação entre as áreas de assistência, ensino e pesquisa priorizando a qualidade dos nossos serviços e nosso constante aperfeiçoamento.

ABH / ABTO / BHEx / HEMORIO / INCA / INMETRO / MINISTÉRIO DA SAÚDE             CAPES / CNPQ / FAPERJ / UERJ / IBRAG