Testagem de hepatites virais

A campanha é uma iniciativa entre o governo e o laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes e do Serviço de Patologia Clínica da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ com objetivo de oferecer a comunidade UERJ a oportunidade de ter mais informação sobre a sua saúde.

A hepatite é qualquer inflamação que acometa o fígado, podendo variar de casos simples até doenças fulminantes e fatais, como cirrose ou câncer primário do fígado. Os tipos mais graves da doença são provocados pelos vírus B e C.

A contaminação pode ser feita pelo contato com o sangue infectado ou por via sexual e a prevenção da doença é muito simples e depende de alguns cuidados básicos diários.

Prevenção

  •  Evitar o compartilhamento de objetos da manicure, como alicates, espátulas e palitos, uma vez que eles podem conter sangue infectado. O ideal é levar o seu próprio kit de manicure ao salão ou escolher um estabelecimento confiável;
  • Tome as três doses da vacina contra hepatite B; não há vacina contra hepatite C;
  • Use preservativo sempre;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear, escovas de dente e seringas;
  • Faça tatuagens e piercings somente em locais confiáveis: a agulha deve ser descartada a cada cliente;
  • A hepatite pode ser passada de mãe para filho durante a gravidez, portanto os exames de pré-natal são muito importantes para detectar a presença da doença e tomar os cuidados necessários.

Saiba mais neste endereço “O que são hepatites virais

  

Exames

No âmbito desta campanha para todos os participantes serão realizados os seguintes testes: Anti-HBc, Anti-HBs, HBsAg (caso Anti-HBc positivo), Anti-HCV.

Testes para Hepatite

  • Marcadores sorológícos para a Hepatite B

Cada amostra será inicialmente testada para a presença do Anti-HBc (anticorpo formado contra a parte central do vírus da Hepatite B) e Anti-HBs (anticorpo formado contra a parte central do vírus da Hepatite B). O Anti-HBs está presente no soro dos indivíduos que foram vacinados ou que entraram em contato com o vírus da Hepatite B e estão protegidos. Assim um resultado positivo para anti-HBs indica que a pessoa está imunizada  ou tem uma cicatriz sorológica (proteção) pois teve contato com o vírus e agora esta protegida, quando em  concentração >10UI/mL.

O Anti-HBc indica que a pessoa entrou em contato com o vírus da Hepatite B, caso a pessoa já tenha também o anti-HBs ela está protegida, porém se somente este teste for positivo será realizado a pesquisa do HBsAg (antígeno de superfície do vírus da Hepatite B). Caso este ultimo exame seja positivo (HBsAg +) a pessoa tem o vírus e nos entraremos em contato para que ela seja atendida no Departamento de Saúde da UERJ e tenha todas as explicações necessárias e seja posteriormente encaminhada para tratamento, se desejar, pela equipe de Gastroenterologia da UERJ.

Caso o HBsAg seja negativo teremos que fazer testes adicionais para esclarecer se a pessoa está a) imunizada, b) se trata de um falso positivo ou c) ela apresenta um quadro em que a quantidade de HBsAg é muito pequena ou intermitente (sofre flutuação no soro) e que chamamos de Hepatite B oculta.

Figura ilustrativa dos fluxograma dos exames de Hepatite B.

  • Marcador sorológíco para a Hepatite C

A amostra também será testada para Anti-HCV (anticorpo contra o vírus da Hepatite C), nesse caso um resultado positivo pode indicar que a pessoa foi exposta ao vírus e necessitaremos confirmar o teste em uma amostra adicional, neste caso você será chamado para que possamos colher essa amostra e prestar os esclarecimentos sobre este resultado: infecção, cura (cicatriz sorológica) ou falso positivo.

Resultados

O laudo emitido pelo laboratório fornecerá informações e orientações sobre encaminhamento quando necessário.

Sua senha para acesso estará disponível neste endereço (Será necessário fornecer o número do registro entregue durante a testagem e a sua data de nascimento).

Os resultados estarão disponíveis à partir de 15 (quinze) dias úteis após a data de coleta e poderão ser acessados através na página capsula.bioslab.com.br seguindo as instruções.

Em caso de dúvidas, ligue para 21 23342417 ou através do e-mail capsulappc@gmail.com

 

VACINAÇÃO CONTRA HEPATITE B

A vacinação é uma medida de prevenção e controle segura e eficaz e de grande impacto contra a hepatite B. O Ministério da Saúde (MS) oferece vacina contra a hepatite B nos postos de saúde do SUS.  Não existe vacina contra a hepatite C.

O MS, por intermédio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em abril de 2013, ampliou a oferta da vacinação contra hepatite B para faixa etária entre 30 e 49 anos, com o objetivo de dar continuidade ao processo de busca de melhores condições de saúde para a população e alcance da cobertura vacinal de mais de 95% da população.  (Clique aqui e veja Nota Técnica N02/2013)

Procure uma unidade de saúde. Informações adicionais, Disque Saúde 0800 61 1997

Referências

http://www.aids.gov.br/pagina/vacina-hepatites
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc/exibeconteudo?article-id=1899857

Deixe uma resposta

ABH / ABTO / BHEx / HEMORIO / INCA / INMETRO / MINISTÉRIO DA SAÚDE             CAPES / CNPQ / FAPERJ / UERJ / IBRAG