Biossegurança para a Saúde – EAD

• Coordenação:

Prof. Dr. Alexandre Ribeiro Bello. Departamento de Química Biológica e Farmacologia Molecular da Harvard Medical School, Boston, USA entre 1992-1994. Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotado no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (DMIP). Presidente da Comissão Interna de Biossegurança da Faculdade de Ciências Médicas (CIBio-FCM/UERJ). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico molecular, caracterização molecular, PCR, Leishmania sp., Cryptosporidium spp., Escherichia coli e Biossegurança.

•  Co-coordenação: Profª. Drª. Ana Claudia de Paula Rosa Ignacio

Doutora em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e pós-doutorado em Microbiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Atualmente é Professora Adjunta e Procientista (dedicação exclusiva) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora da Disciplina de Microbiologia e Imunologia (DIMI) do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (DMIP) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), UERJ. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Escherichia coli diarreiogênicas, interação parasita-hospedeiro, mecanismo de patogênese e marcadores de virulência. É professora do Progama de Pós-Graduação em Microbiologia da Faculdade de Ciências Médicas – UERJ. É membro efetivo da Comissão Interna de Biossegurança da FCM-UERJ.

•  Carga Horária: 30 horas
  •  Investimento:

Estudantes de graduação: R$ 120,00

Estudantes de Pós-graduação: R$ 150,00

Profissionais: R$200,00

• Local: Site do Telessaúde (online, 24h)
  •  Informações:

Telefones: (21) 2334-2421

E-mail: recepcaohla@uerj.br

•  Conteúdo Programático:

Módulo I – Introdução a Biossegurança: História da Biossegurança; Biossegurança e Biosseguridade; Legislação em Biossegurança.

Módulo II – Classificação de riscos: Riscos dos Agentes Biológicos e Patogenicidade; Classes de Risco e Laboratórios NB1, NB2, NB3 e NB4; Riscos Ocupacionais e Noções de Ergonomia.

Módulo III – Boas Práticas em Laboratório: Noções de Biossegurança e Boas Práticas de Laboratório; Simbologia e Organização de Mapa de Risco; Prevenção de Atitudes Contra o Risco de Acidentes e Combates a Incêndios.

Módulo IV – Biossegurança nas Práticas Laboratoriais: Coleta e Manipulação de Amostras Biológicas: obtenção, prevenção, identificação, transporte, armazenamento e descarte; Controle Ambiental na Manipulação de Resíduos Biológicos, Químicos e Radioativos; Biossegurança em Biotérios.

Módulo V – Controle de Qualidade em Saúde; Processos da Biotecnologia: Possíveis pesquisas de uso duplo; Cuidados Especiais em Laboratórios de Pesquisa e Diagnóstico.

ABH / ABTO / BHEx / HEMORIO / INCA / INMETRO / MINISTÉRIO DA SAÚDE             CAPES / CNPQ / FAPERJ / UERJ / IBRAG