A realização de um transplante é um procedimento complexo onde a avaliação da compatibilidade entre o doador e o receptor é fundamental. Assim, no laboratório realizamos diversos testes voltados para esta finalidade, o que contribui para o sucesso dos transplantes de órgãos e células-tronco hematopoéticas.
- Tipificação HLA de Receptor de transplante de células-tronco hematopoéticas
Este exame permite a tipificação HLA com a identificação dos alelos HLA-A, HLA-B e HLA-C, no nível de baixa ou média resolução, e HLA-DRB1 e HLA-DQB1 em alta resolução, dos pacientes candidatos a transplante de células-tronco hematopoéticas e deverá ser solicitado pelo médico hematologista responsável.
Metodologia: Biologia molecular – PCR-SSO
Prazo: 8 dias
- Tipificação HLA de Doador Aparentado de células-tronco hematopoéticas
Este exame permite a tipificação HLA com a identificação dos alelos HLA-A, HLA-B e HLA-DRB1 no nível de baixa ou média resolução dos candidatos à doação aparentada de células-tronco hematopoéticas e deverá ser solicitado pelo médico hematologista responsável.
Metodologia: Biologia molecular – PCR-SSO
Prazo: 8 dias
- Tipificação HLA de Doador Voluntário de células-tronco hematopoéticas – 1ª fase
Este exame permite a tipificação HLA com a identificação dos alelos HLA-A, HLA-B e HLA-DRB1, no nível de baixa resolução, dos doadores voluntários cadastrados pelo REDOME e deverá ser solicitado pelo hemocentro responsável.
Metodologia: Biologia molecular – PCR-SSO
Prazo: 8 dias
- Tipificação HLA de Doador Voluntário de células-tronco hematopoéticas – 2ª fase
Este exame permite a complementação da tipificação HLA de doadores voluntários, potencialmente compatíveis com pacientes candidatos a transplante de células-tronco hematopoéticas. Consiste na identificação dos alelos HLA-C e HLA-DRB1, no nível de alta resolução, de doadores voluntários previamente selecionados e deverá ser solicitado pelo REDOME.
Metodologia: Biologia molecular – PCR-SSO
Prazo: 8 dias
- Tipificação HLA Confirmatória de Receptor de células-tronco hematopoéticas
Este exame permite a confirmação da tipificação HLA de pacientes candidatos ao transplante de céulas-tronco hematopoéticas; consiste na identificação dos alelos HLA-A, HLA-B, HLA-C, HLA-DRB1 e HLA-DQB1 no nível de alta resolução, e deverá ser solicitado pelo REDOME.
Metodologia: Biologia molecular – PCR-SSO e sequenciamento de DNA
Prazo: 12 dias
- Tipificação HLA Confirmatória de Doador Voluntário de células-tronco hematopoéticas
Este exame permite a confirmação da tipificação HLA de doadores voluntários candidatos ao transplante de céulas-tronco hematopoéticas; consiste na identificação dos alelos HLA-A, HLA-B, HLA-C, HLA-DRB1 e HLA-DQB1 no nível de alta resolução, e deverá ser solicitado pelo REDOME.
Metodologia: Biologia molecular – PCR-SSO e sequenciamento de DNA
Prazo: 12 dias
- Prova Cruzada (Crossmath) em Doador Vivo de Rim
Este exame permite avaliar a presença de anticorpos anti-HLA contra células do doador no soro do receptor de órgão sólido e está indicado para todos os pacientes que serão submetidos a transplante renal, devendo ser solicitado pelo médico nefrologista responsável.
Metodologia: microlinfocitotoxicidade dependente de complemento.
Prazo: 4 dias
- Avaliação de Reatividade contra Painel (PRA) de Receptor de Rim
Este exame permite a pesquisa de anticorpos anti-HLA no soro do receptor e está indicado para pacientes candidatos a um transplante de rim e deverá ser solicitado pelo médico nefrologista responsável.
Metodologia: citometria de fluxo (LuminexTM)
Prazo: 8 dias
- Tipificação HLA de Receptor de Rim
Este exame permite a tipificação HLA com a identificação dos alelos HLA-A, HLA-B e HLA-DRB1, no nível de baixa ou média resolução, dos candidatos a transplante renal e deverá ser solicitado pelo médico nefrologista responsável.
Metodologia: Biologia molecular – PCR-SSO
Prazo: 8 dias
- Tipificação HLA de Doador Vivo de Rim – 1ª fase
Este exame permite a tipificação HLA com a identificação dos alelos HLA-A, HLA-B e HLA-DRB1 no nível de baixa ou média resolução dos candidatos a doação para transplante renal e deverá ser solicitado pelo médico nefrologista responsável.
Metodologia: Biologia molecular – PCR-SSO
Prazo: 8 dias