Criopreservação de células tronco

A criopreservação de células-tronco hematopoéticas é um procedimento fundamental em algumas indicações de transplante de células-tronco hematopoéticas, como nos casos de linfomas e mieloma múltiplo em que o paciente deverá ser submetido a um transplante autólogo. Alternativamente, também pode ser realizado em doadores de transplante alogênico, como os transplantes para leucemias agudas e crônicas e aplasias de medula óssea, entre as indicações mais frequentes.

 

  • Quantificação de Células CD34+

Este exame é realizado durante o processo de mobilização e coleta de células-tronco hematopoéticas para transplante autólogo ou alogênico, sendo indicado para pacientes, no caso de transplante autólogo, ou doadores, nos transplantes alogênicos com o objetivo de avaliar a quantidade de células progenitoras antes e após a coleta de células-tronco hematopoéticas por aférese. Deve ser solicitado pelo médico hematologista/hemoterapeuta responsável pelo transplante.

Metodologia: Citometria-de-fluxo

Prazo: 1 dia

 

  • Criopreservação de Células-Tronco Hematopoéticas

Este procedimento é realizado após a coleta de células-tronco hematopoéticas de pacientes ou doadores e consiste no congelamento deste produto para posterior infusão durante o transplante. Deste modo, depende de rigorosas normas de segurança durante a manipulação deste material e deve ser solicitado pelo médico hematologista/hemoterapeuta responsável pelo transplante.

Metodologia: retirada de plasma por centrifugação

Prazo: 2 dias

ABH / ABTO / BHEx / HEMORIO / INCA / INMETRO / MINISTÉRIO DA SAÚDE             CAPES / CNPQ / FAPERJ / UERJ / IBRAG